A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns ao redor do mundo – Parte 2


Seguimos falando sobre os jogadores estrangeiros que já passaram pelo Phoenix Suns. Hoje, teremos alguns europeus:


Georgi Glouchkov – Bulgária
O búlgaro foi selecionado pelo Suns no draft de 1985, na sétima rodada (escolha 148). Naquela época o draft tinha outro formato, e se fosse aos dias de hoje, Glouchkov não conseguiria uma vaga na liga.

Ele atuou apenas uma temporada na NBA, fazendo jus à escolha alta de draft. Em 49 jogos com o Suns, foram 4,9 pontos e 3,3 rebotes de média, com 40 % de aproveitamento nos arremessos. Em seu melhor jogo, conseguiu 12 pontos e 10 rebotes.



Gordan Giricek – Croácia
Na temporada 2007-08, o croata jogou em três diferentes equipes, entre elas o Phoenix Suns.
Não teve muitos minutos com a equipe, já que o Suns possuia bons alas na época. Mesmo assim, o croata conseguiu bons números: Em 22 jogos, conseguiu 8,8 pontos e 2,3 rebotes de média, acertando 50% dos arremessos e 94% dos lances livres.

O seu melhor momento na NBA foi em 2002, quando foi titular no Orlando Magic durante 27 jogos, e teve médias de 14 pontos e 5 rebotes.

A última equipe de Giricek na NBA foi o Suns e hoje em dia ele atua no basquete da  Europa.



Iakovos “Jake” Tsakalidis – Grécia
O atleta grego foi selecionado na 25ª escolha do draft de 2000 (um dos piores da história)e pouco ajudou o Phoenix Suns.

Foram três temporadas com o Phoenix Suns e quatro com o Memphis Grizzlies, até que deixou a NBA em 2007.

Apesar da boa estatura (2,20 m), não conseguiu ser um pivô dominante na NBA. Em sua melhor temporada com o Suns, conseguiu 7,3 pontos e 5,6 rebotes.

Aposentou-se cedo do basquete, com 28 anos.



Stefano Rusconi – Itália
O jogador da foto principal desse post foi selecionado no draft de 1990 pelos Cavaliers e em seguida trocado com o Phoenix Suns.

Rusconi chegou ao Suns apenas em 1995 e foi rookie com 27 anos. Ele vivia um grande momento na carreira e era o atual MVP na liga italiana. Teve uma grande temporada com 16 pontos e 10 rebotes na Itália.

Mas jogar na NBA é completamente diferente e Rusconi passou longe de ser um grande jogador. Atuou em apenas sete jogos com o Suns, com oito pontos e seis rebotes somando-se as estatísticas de todos os jogos.

Muito pouco para o jogador que era idolatrado na Itália. Segundo um artigo de quando ele chegou ao Suns, Rusconi seria o melhor jogador italiano de todos os tempos.   



Zarco Cabarkapa – Sérvia e Montenegro
Antes que Sérvia e Montenegro se separassem, o Phoenix Suns selecionou Cabarkapa no draft. Foi a décima sétima escolha em 2003.

O jogador até começou bem com o Suns e impressionava a todos, porém, após sofrer uma falta grave de Danny Fortson, do Dallas Mavericks, e quebrar o pulso, o jogador nunca mais foi o mesmo.


Defendeu também o Golden State Warriors durante dois anos, mas abandonou a NBA antes de completar 25 anos.



PARTE III

.............................................................................................................................