A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns ao redor do Mundo – Parte 3

O turco não conseguiu jogar nem com Nash ao seu lado

Continuamos com a nossa série de posts que falam sobre os jogadores estrangeiros que atuaram pelo Phoenix Suns. No artigo de hoje, alguns jogadores que passaram recentemente pela equipe do Arizona.


Hedo Turkoglu – Turquia
O turco chegou ao Suns em 2010, após uma troca envolvendo o brasileiro Leandro Barbosa. Na época, a equipe havia acabado de perder Amare Stoudemire e precisava ter uma equipe forte para continuar sendo competitiva (vinha de uma final de conferência).

Mas Turkoglu não rendeu o que se esperava dele e hoje em dia, essa troca é considerada uma das piores da história da franquia. Em 25 jogos com o Suns (16 como titular), o turco teve médias de 9,5 pontos e quatro rebotes.

Deixou a equipe ainda no início da temporada, em uma troca que envolveu seis jogadores e que levou Marcin Gortat e Vince Carter para o Suns.

Em sua carreira, Turkoglu até teve bons momentos jogando pelo Orlando Magic, mas no Suns e nos Raptors foi muito mal.



Goran Dragic – Eslovênia
Dragic passou a maior parte de sua carreira na NBA com o Suns e permanece até hoje, sendo o jogador base para que a equipe volte a ser competitiva.

Nas primeiras temporadas com o Suns, Dragic foi o reserva imediato de Steve Nash e pouco jogou. Mas se engana quem acha que não valeu nada esse tempo, pois o esloveno aprendeu muito com o canadense.

O seu melhor desempenho foi contra os Spurs nos playoffs de 2010, quando anotou 26 pontos  em 17 minutos. Nessa série, o Suns varreu o rival.

Dragic deixou o Suns em 2011 e, após grande destaque nos Rockets, retornou com salário de estrela no ano seguinte.

Agora o esloveno é quem dá as cartas na franquia e comanda as ações ofensivas em quadra.



Marcin Gortat - Polônia
O polonês chegou ao Phoenix Suns em 2010 e logo caiu nas graças da torcida, já que a equipe estava há algum tempo sem um bom jogador no garrafão.
Gortat se entendeu muito bem com Steve Nash (quem não se entende?) e rapidamente se tornou a melhor arma ofensiva do Suns. O pick and roll passou a ser a principal jogada da equipe e foi responsável por muitas vitórias.

Após ter a melhor temporada da carreira com 15,4 pontos e 10 rebotes por jogo, Gortat viu seus números reduzirem consideravelmente após a saída do canadense da equipe.

Com um ano restante de contrato, Gortat tentará recuperar o bom basquete e continuar na equipe.



Boris Diaw – França
Diaw chegou ao Suns em 2005, quando ainda era magro, através de uma troca que enviou Joe Johnson para o Atlanta Hawks.

Não se esperava muito do jogador, mas ele surpreendeu a todos e foi titular de uma das melhores equipes da NBA. Ganhou o MIP em 2006, prêmio dado ao jogador que mais evoluiu e disputou a final da conferência.

Teve médias de 13,3 pontos, 6,9 rebotes e 6,2 assistências. Além disso, foi o primeiro jogador francês a conseguir um triple-double, na vitória do Suns sobre os Sixers em 2006. Depois disso, repetiu o feito mais quatro vezes naquela temporada.

Após mais de três temporadas com o Suns, Diaw se transferiu para o Charlotte Bobcats.



Mickael Pietrus – França

Diferentemente do compatriota Diaw, Pietrus não fez nada de bom pelo Suns. Chegou através da troca com o Magic por Turkoglu e permaneceu na equipe durante meia temporada.


Após não ir bem em sua primeira temporada com a franquia, o “Pantera”deu um susto nos torcedores ao dizer que queria continuar na equipe. Mas no fim, para a nossa alegria, acabou indo para o Boston Celtics.





PARTE IV - FINAL

.............................................................................................................................