A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns ao redor do mundo - Parte 1



No clima do EuroBasket e outras competições intercontinentais, percebi que o Suns é uma franquia que sempre teve jogadores estrangeiros. Alguns foram de grande importância para a história da franquia e outros nem tanto.

Como são muitos os jogadores estrangeiros que defenderam a franquia, dividirei o post em quatro partes e mesmo assim acho que ainda faltarão alguns.


Leandro Barbosa - Brasil

Começamos com o único brasileiro a ter defendido o Suns na NBA. O “Brazilian Blur” chegou ao Suns em 2003 e passou sete anos com a franquia, sendo um dos grandes jogadores da história da equipe e mais querido pelos torcedores.s

Curiosamente, Leandrinho foi selecionado pelo San Antonio Spurs (rival da equipe) no draft de 2003, mas logo foi trocado com o Suns por futuras escolhas de primeira rodada.

No período em que esteve no Suns, Leandrinho foi peça fundamental no esquema de Mike D’Antoni, o run n gun, que revolucionou a NBA. Em pouco tempo, o brasileiro se tornou um dos jogadores mais queridos, ao lado de Nash e Amare Stoudemire.

Barbosa foi eleito o melhor sexto homem na temporada de 2007, com médias de 18,1 pontos, 4 assistências e 2,7 rebotes. Ele se juntou à Eddie Johnson, Danny Manning e Rodney Rogers como os únicos jogadores do Suns a receberem o prêmio.

Em 2010, Leandrinho disputou com o Suns as finais de Conferência e foi um jogador fundamental daquele que era o melhor banco da liga, junto com Goran Dragic, Jared Dudley e outros. No mesmo ano, fez este vídeo hilário:


Logo depois, o brasileiro foi trocado com o Toronto Raptors por Hedo Turkoglu. Essa foi uma das piores trocas da história da franquia, que logo teve que se desfazer do turco.


Luis Scola – Argentina


Seguindo pela América do Sul, o Suns também teve um argentino em seu elenco. Luis Scola atou apenas uma temporada pelo Suns e demonstrou enorme qualidade técnica.

Após obter sucesso no basquete europeu, na seleção argentina e jogar cinco temporadas no Houston Rockets, Scola chegou ao Suns em 2012. Infelizmente, chegou tarde demais, pois Steve Nash já havia saído e a equipe passava por um processo de reconstrução.

Durante a temporada 2012-13, ficou claro que a equipe não conseguia acompanhar o raciocínio do argentino, que deveria estar em uma equipe que disputasse os playoffs.

Consequentemente, Scola teve números baixos (12,8 pontos e 6,3 rebotes), os piores desde a sua temporada de calouro.

Para a temporada 2013, Scola defenderá o Indiana Pacers, após ser trocado por dois jogadores e uma escolha de draft.


Ruben Garces – Panamá

Garces foi o segundo jogador do Panamá a atuar na NBA (o primeiro foi Rolando Blackman, que jogou de 1981 a 1994) e defendeu o Suns em 2000.

Sua melhor partida foi em dezembro de 2000, quando conseguiu 11 rebotes (sendo 6 ofensivos).


Sua carreira na liga foi curta, com apenas 13 jogos. Dez desses jogos foram com o Suns e três com o Golden State Warriors.





Ian Lockhart - Bahamas

Lockhart nasceu no Bahamas e teve uma carreira curtíssima na NBA: jogou apenas UMA PARTIDA, na temporada 1990-91.

Acertou apenas um arremesso (o único que tentou) e depois converteu os dois lances livres, nos dois minutos em que esteve em quadra. Deixou o Suns para ir jogar na França e nunca mais retornou para a NBA.




Luc Longley - Austrália

Atravessando o continente, temos Luc Longley, o primeiro australiano a jogar na NBA.

Após vencer três títulos da NBA com Michael Jordan, digo, Chicago Bulls (96-98), Longley chegou ao Suns após uma troca por Mark Bryant e uma futura escolha de draft.

Luc Longley impressionava pela altura (2,18m) e força física, porém, não fez muito nos dois anos em que ficou no Arizona. Foram 7 pontos e 5,1 rebotes de média.

De legal mesmo, eram só os gritos da torcida de “Luuuuuuuuuuuuc” a cada jogada do pivô.



.............................................................................................................................