A casa brasileira do Phoenix Suns!


O outro lado da moeda

Uma triste notícia para o Phoenix Suns. Faleceu neste domingo Neil Walk, aos 67 anos. Ele foi um dos primeiros ídolos da franquia e foi um grande exemplo.


Em 1969, o Phoenix Suns teve a sua melhor colocação em um draft da NBA, com a segunda escolha. Contudo, o que mais se fala é sobre a escolha no qual a franquia não conseguiu ter.

Naquela época, a loteria do draft era uma disputa entre duas equipes e a moeda era jogada para o alto e o vencedor do "cara ou coroa", ficava com a primeira escolha. O Milwaukee Bucks saiu vencedor e logo selecionou Kareem Abdul-Jabbar, um dos melhores da história. Ao Suns, só restou o outro lado da moeda...

Neil Walk chegou ao Suns disposto a jogar basquete e deixar para trás o fato de a equipe ter perdido a primeira escolha do draft:

"Eu não jogo a moeda, não faço escolhas, apenas jogo basquete".

Foram cinco anos no Arizona e ótimos desempenho pela franquia. Dos 410 jogos possíveis, Walk perdeu apenas dois, com médias de 14.7 pontos e 8.9 rebotes. 

Em especial, brilhou na temporada de 1972-73, com médias de 20.2 pontos e 12.4 rebotes. Em toda a história da franquia, apenas um outro jogador conseguiu uma temporada com médias melhores em pontos e rebotes ao mesmo tempo: Charles Barkley.

Após deixar o Suns, Neil Walk ainda jogou pelo New Orleans Jazz e o New York Knicks. 

Foram apenas oito temporadas na NBA e, em 1987, teve uma cirurgia para curar um tumor na espinha e acabou perdendo os movimentos das pernas. 

Em seguida, foi agraciado com alguns prêmios, como o de melhor atleta em cadeira de rodas, em 1990 (premiado pelo então presidente George Bush). Passou ainda mais de 20 anos ajudando as comunidades no Arizona.

Neil Walk se vai, mas deixa um grande exemplo, dentro e fora de quadra.





Fonte: Basketball reference, ESPN, SUNS

.............................................................................................................................