A casa brasileira do Phoenix Suns!


Prospectos do draft 2015 - Kristapis Porzings



O SunsBR continua com a série de análises sobre os jogadores do draft que podem ser selecionados na 13ª escolha pelo Phoenix Suns. Hoje analisaremos um jogador europeu: Kristapis Porzings.

Equipe anterior: Cajasol Sevilla (Espanha)
Idade: 19 anos
Posição: PF
Altura: 7'1'' (2.12 m)
2014-15 stats: 11.6  pts, 4.6 reb, 0.8 ast, 1.2 blk


Porzings é mais um europeu a tentar a sorte no melhor basquete do mundo. Nos últimos anos, o Leste Europeu "produziu" muitos pivôs com alta qualidade técnica e que se deram muito bem na NBA.


Pontos Fortes

O jovem jogador possui diversas qualidades ofensivas, conseguindo ocupar muitos espaços na quadra. Tem bom arremesso de média distância e até se arrisca na linha dos três pontos (36% de aproveitamento). Além disso, é um atleta muito rápido e que tem facilidade para criar seu próprio arremesso,algo incomum em um jogador com tamanha estatura.

Com a camisa do Phoenix Suns, poderá se adaptar muito bem ao jogo rápido da equipe,devido sua agilidade diferenciada.


Defensivamente, tem capacidade para proteger bem o garrafão e é ótimo para fazer bloqueios. Assim como Willie Cauley-Stein, consegue defender jogadores de qualquer posição.


Pontos fracos


Porzings ainda é muito magro para a NBA e deverá ter dificuldades ao marcar pivôs mais fortes do que ele. Já falávamos das dificuldades de Frank Kaminsky para marcar DeAndre Jordan e outros, agora pensem em Porzings, que é cerca de 10 quilos mais magro do que Kaminsky.


Sendo assim, o jogador precisará evoluir sua condição física para ser na NBA o que se espera dele. Também terá de melhorar seu jogo embaixo da cesta, que às vezes lhe falta maior variação de jogadas.

Por fim, o jogador ainda é muito inexperiente e a equipe que selecioná-lo precisará ter paciência em sua adaptação à NBA.


Conclusão

Muitos especialistas apostam que Porzings é um dos cinco melhores prospectos deste ano e, com isso, será difícil que esteja disponível na 13ª escolha. Mas caso esteja, o Suns deverá selecioná-lo e acredito que não terá motivos para se arrepender.

Seria uma ótimo backup para Markieff Morris, adicionaria qualidade defensiva à equipe e diversas opções de ataque. Em alguns anos, poderá ser um jogador fundamental para a equipe.


.............................................................................................................................