A casa brasileira do Phoenix Suns!


O retorno de Leandro Barbosa


O brasileiro Leandro Barbosa retornou nesta temporada ao Phoenix Suns, após a grave contusão do armador Eric Bledsoe.


Leandrinho chegou à NBA em 2003 e defendeu o Suns por sete temporadas, sendo um dos mais importantes jogadores do aclamado run and gun de Mike D’Antoni. Durante esse período, Barbosa foi o melhor sexto homem da Liga em 2006-07 e o “queridinho” dos torcedores.

No entanto, em 2010 o brasileiro deixou o Arizona em uma troca pelo agora odiado Hedo Turkoglu, uma das maiores cagadas dos últimos tempos.

Após essa época, Leandrinho passou por diversas equipes e sofreu com contusões. Apenas três anos depois, conseguiu uma boa sequência de jogos, mas defendendo o Pinheiros no NBB. Bem distante do sonho da NBA.

Porém, o destino foi generoso com Barbosa e ele ganhou uma nova oportunidade no melhor basquete do mundo. Um contrato de dez dias com o Phoenix Suns!

O brasileiro impressionou em sua estréia, contra o Wolves com transmissão da ESPN brasileira, mostrando muita força de vontade.

Nos jogos seguintes, sua velocidade continuava impressionando, assim como a sua facilidade em chegar até a cesta. Nesse ponto, parecia o mesmo “Brazilian Blur” dos tempos de run and gun.

O que deixou a desejar foram os seus arremessos. Aproveitamento de 42,7% de quadra e 28% na linha dos três pontos.


A melhor partida de Leandrinho foi no dia 13 de janeiro, contra o New York Knicks no Madison Square Garden. O brasileiro foi o destaque do Suns, com 21 pontos em 30 minutos. Infelizmente, ele se contundiu naquela partida e não pôde participar do overtime, vencido pela equipe da casa.



A temporada terminou para Leandrinho no início de março, quando se contundiu em uma partida contra os Clippers. Coincidentemente, foi justamente o tempo certo para o retorno de Eric Bledsoe, que também havia se contundido contra a equipe de Los Angeles.


Para a próxima temporada, Leandro Barbosa será free agent irrestrito e poderá assinar com qualquer equipe. Seria legal ver o brasileiro mais uma temporada com a camisa do Suns, mas será difícil, pois Archie Goodwin é um jogador em ascensão e deverá receber mais oportunidades no próximo ano.

Fazendo um balanço, foi boa a segunda passagem de Leandrinho pelo Suns. É um jogador carismático e que fez a alegria de muitos torcedores com o seu retorno.

.............................................................................................................................