A casa brasileira do Phoenix Suns!


O recorde de Tom Chambers



Na semana passada diversos jogadores da NBA conseguiram números impressionantes. O primeiro deles foi Kevin Durant, que anotou 54 pontos contra o Warriors. Depois foi a vez de Carmelo Anthony conseguir incríveis 62 pontos, maior marca no Madison Square Garden. Por fim, Terrence Ross, dos Raptors,  marcou 51 pontos contra os Clippers.

Inspirado nestes recordes, resolvi pesquisar qual jogador do Phoenix Suns conseguiu a maior pontuação em uma partida. Logo me vieram à cabeça dois nomes: Steve Nash e Charles Barkley.


A maior marca em pontos na carreira de Steve Nash foi 48, marcados contra o Dallas Mavericks nos playoffs em 2005. Já na temporada regular, o canadense conseguiu 42 em 2007.

Charles Barkley foi mais longe e conseguiu a incrível marca de 56 pontos em uma partida do Suns contra o Warriors em 1994. Ele anotou 38 pontos no primeiro tempo, recorde em playoffs. Nesta mesma partida, também conseguiu 14 rebotes.

Ambos passaram perto, no entanto nenhum deles possui o recorde da franquia.

->Tom Chambers marcou 60 pontos no dia 24 de março de 1990, em uma partida do Suns contra o extinto Seattle SuperSonics. Ele quebrou a sua própria marca, obtida um mês antes, de 56 pontos.

Naquela partida, Chambers esteve “quente” do início ao fim. Começou anotando os primeiros 18 pontos do Suns na partida e terminou a primeira etapa com 35 pontos. Seguinte adiante, terminou o terceiro quarto com 49, superando Paul Westphal, que possuia a segunda maior marca da franquia (48 pontos em 1977).

Entretanto, Chambers poderia não ter chegado à marca de 60 pontos, pois cometeu a sua quinta falta quando ainda restavam nove minutos no relógio e poderia ter deixado a partida. Sempre tem que ter um drama!

Mas ele permaneceu em quadra e conseguiu quebrar o seu próprio recorde. Terminou a partida com 60 pontos, sendo o 14º jogador da NBA a atingir esta marca.

Obs: Chambers conseguiu tudo isso jogando com o tendão puxado na perna direita.

Tanto o público, que esgotou os ingressos para aquela partida, quanto os companheiros de equipe ficaram impressionados com a atuação de Chambers.

“É o que esperamos de Tom todas as noites,” disse Kevin Johnson. “Quando está no seu dia, é impossível pará-lo”, completou o armador.

“Ele é um monstro,” comentou o treinador Cotton Fitzsimmons.

Já Chambers foi modesto e deu méritos a todos da equipe:

“Meus companheiros estavam loucos e me passavam a bola o tempo todo,” disse Tom Chambers. “Muitas equipes possuem jogadores que só querem anotar os 20 pontos por partida, mas nesta equipe os atletas ficam animados por seus companheiros”.


Melhor do que estes relatos, é poder assistir às jogadas de Chambers, como no vídeo abaixo em que pode-se perceber todo o poderio ofensivo do jogador, ou neste aqui, que possui também algumas entrevistas.



Fonte: Suns


.............................................................................................................................