A casa brasileira do Phoenix Suns!


Prévia da temporada 2013/2014


Estamos a poucos dias de começar a nova temporada da NBA, então o SunsBR preparou um artigo sobre as expectativas para 2013/2014. 


Temporada 2012/2013: 25-57

Posição: 15º (não foi aos playoffs)

O Suns foi a pior equipe do Oeste na temporada passada e apresentou poucas evoluções, sem conseguir criar uma base para a equipe.

Perdas: Michael Beasley, Shannon Brown, Jared Dudley, Diante Garrett, Hamed Haddadi, Wesley Johnson, Kendall Marshall, Jermaine O’Neal e Luis Scola.

Aquisições: Alex Len, Archie Goodwin, Eric Bledsoe, Dionte Christmas, Gerald Green, Slava Kravtsov, Emeka Okafor,  Miles Plumlee e Ish Smith.


 1. O Suns sentirá falta dos jogadores que saíram? 
A equipe teve muitas baixas nesta offseason e deverá sim sofrer com algumas perdas. Sem Luis Scola, Marcin Gortat e Jermaine O’Neal, o garrafão da equipe estará enfraquecido. O argentino era um dos jogadores mais reguladores da equipe e o polonês está entre os melhores pivôs da liga. E o veterano O’Neal, mesmo jogando pouco, sempre ajudava a equipe.

Além do garrafão, o Suns também estará desfalcado nas redes sociais, sem as presenças de Marshall e Dudley (ambos faziam mais postagens no twitter do que pontos).

No mais, os outros jogadores pouco atuavam e quando jogavam, não correspondiam (sim, estou falando principalmente de Michael Beasley).


 2.  O que o Suns ganhará com os novos jogadores?
O Suns teve muitas aquisições nesta offseason e reformulou todo o elenco. Alguns jogadores nem chegaram a jogar e já saíram.

Eric Bledsoe foi a melhor contratação da equipe e é um dos jogadores mais talentosos da liga, entre os jovens. Será titular e provavelmente o jogador favorito dos torcedores. Foi o líder em pontos e assistências na pré temporada e isso poderá acontecer também na temporada regular, dependendo do rendimento de Goran Dragic.

Gerald Green é outro que deverá ter muitos minutos de quadra. Briga por posição com PJ Tucker e Marcus Morris.

Com Green e Bledsoe na equipe, os jogos do Suns serão divertidos, com muitas enterradas. Desde a saída de Steve Nash, o torcedor sente falta de um jogador que jogue bonito.

O garrafão foi o setor da equipe mais reforçado. Além do retorno de Channing Frye (para alguns não é reforço), Miles Plumlee e Emeka Okafor agora fazem parte da equipe. O primeiro impressionou na pré temporada e tem grandes chances de ser titular após a saída de Gortat e por Alex Len (ainda falaremos dele) ser inexperiente.

Já o veterano Okafor, que seria em tese titular, está contundido e não tem prazo para retornar. A sua contratação se deve mais ao fato de ter um contrato valioso e que terminará ao final da temporada. Se estiver saudável, a defesa do Suns será muito mais forte e não irá ceder tantos rebotes aos oponentes.

Okafor também será de grande ajuda para instruir os jovens do elenco, algo necessário para que eles se adaptem à NBA.

Os outros reforços (Christmas, Smith e Kravtsov) deverão apenas completar a rotação da equipe.


  3.  O que o podemos esperar dos calouros?
O Suns teve duas escolhas de draft na primeira rodada e selecionou Alex Len (5ª) e Archie Goodwin (28ª).

Len é um dos melhores prospectos e foi uma ótima escolha do Suns. No entanto, é certo que ainda não está pronto, principalmente por causa de uma cirurgia recente.

O ucraniano possui um vasto arsenal de jogadas e aumentará as opções ofensivas da equipe no garrafão. Na pré temporada, provou ser ótimo nos rebotes e vai ser de grande ajuda, já que o Suns tem problemas neste quesito há muito tempo.

Com a saída de Gortat, gostaria que Len fosse titular (mesmo não estando pronto ainda), pois, para se adaptar à NBA, nada melhor do que jogar.

Goodwin foi o jogador mais jovem do último draft a ser selecionado e esperava-se que ele fizesse parte da equipe apenas daqui a duas temporadas. Porém, o calouro foi o melhor jogador da equipe na Summer League e aproveitou muito bem os minutos que teve na pré temporada.

Goodwin deverá fazer parte da rotação e não ficarei surpreso se ele tiver muitos minutos de quadra.


 4. Como ficará a equipe?
É possível esboçar a equipe de acordo com os últimos jogos, em que o técnico Jeff Hornacek procurou utilizar os titulares.

A única dúvida é sobre o pivô, já que Gortat deixou a equipe recentemente. Miles Plumlee foi quem mais jogou, no entanto ainda é muito jovem. Já Channing Frye, que é o mais experiente, ficou um ano sem jogar e poderá ter minutos limitados.

Dragic – Bledsoe – Tucker – Markieff – Plumlee
Christmas - Green – Marcus – Frye - Len
Smith – Goodwin – Kravtsov

Com Dragic e Bledsoe no perímetro, o Suns terá muita velocidade e muitos contra ataques. O pick and roll voltará a ser uma jogada muito utilizada pela equipe. No entanto, ambos são jogadores baixos e terão dificuldades defensivas.

No decorrer da temporada, gostaria de ver Okafor jogando com Len no garrafão, assim o Suns teria um garrafão alto, mesclando boa defesa com muitas opções ofensivas. Okafor jogou dessa forma com o brasileiro Nenê no Washignton Wizards e, a meu ver, foi bem.


 5Qual o objetivo da equipe nesta temporada?
O Suns precisa criar uma base e o Hornacek será fundamental para isso. A forma de o Suns jogar agradou tanto na Summer League quanto na pré temporada e agora é necessário que ele consiga formar uma equipe.

Criando-se uma base, o Suns irá receber (assim espero) grandes jogadores vindos do próximo draft e da free agency, para já na temporada seguinte poder voltar aos playoffs.

No entanto, o Suns precisa ter muita atenção no que está fazendo. Não é por que uma equipe está sendo reformulada que terá uma grande equipe em dois ou três anos. Nos últimos anos diversas franquias apostaram em enfraquecer a equipe para buscar estrelas no draft e não conseguiram até hoje sair dessa situação (Charlotte Bobcats é o melhor exemplo). 

O manager Ryan McDonough tem feito um bom trabalho e espero que ele consiga tirar logo o Suns dessa situação de pior equipe da liga.

Projeção do blog para esta temporada: 19 vitórias e 63 derrotas




Já que não temos mais os finados Orkut e MSN, o SunsBR criou um espaço no facebook para que os torcedores possam conversar e discutir tudo a respeito da franquia.  Acesse!


.............................................................................................................................