A casa brasileira do Phoenix Suns!


Perdendo pequenas batalhas para não perder a guerra




O Phoenix Suns tem feito uma temporada ruim, possui uma das piores campanhas da NBA e precisa decidir o que fará nos jogos restantes. Esse fato pode ser comparado ao de uma equipe de outro esporte, o futebol americano.


Em 1968, o Philadelphia Eagles começou a temporada perdendo todos os onze jogos que disputou, frustrando os torcedores, assim como o Suns. Tendo a pior campanha daquele ano, os Eagles poderiam selecionar O.J. Simpson, que futuramente viria a ser MVP da NFL e um dos melhores running back de todos os tempos.

Os torcedores do Eagles na época encorajaram os jogadores a perderem os três jogos restantes, para poder selecionar Simpson. Porém, não foi o que aconteceu. Os Eagles venceram dois jogos e terminaram com o recorde de 2-12, sendo o terceiro pior da Liga. Então os Eagles selecionaram o defensor Leroy Keyes, que jogou apenas cinco anos na NFL.

Moral da história: Não vença pequenas batalhas para não perder uma guerra.

O Suns vive uma situação parecida com a dos Eagles de 1968. Existem algumas diferenças entre os drafts da NBA e da NFL, mas é possível compará-los. Na NFL, a pior equipe já tem a primeira escolha do draft, enquanto na NBA existe a loteria. Porém, as chances de acontecer alguma mudança radical é bastante difícil.

Voltando à situação do Suns, a equipe venceu na semana passada três jogos contra equipes difíceis, e acabou saindo no provável Top 3 do draft para ser a sexta pior equipe da Liga. Isso é uma enorme diferença. As chances do Suns de ter a primeira escolha passaram de 12% para apenas 6%.

Faltam 22 jogos para o término da temporada e mesmo vencendo todos o Suns não chegará aos playoffs. Então, para que vencer?

Não estou falando em perder de propósito, pois isso é algo impensável em qualquer esporte. Mas acho que o Suns deveria então deixar os jovens jogadores jogarem, para poderem desenvolver o jogo deles e seria algo que ajudaria muito mais a equipe do que possíveis vitórias.

O Suns precisa de uma estrela e o draft é o melhor caminho. Até mesmo a lenda da franquia Charles Barkley opinou: “Até mesmo péssimas equipes como Cavaliers e Kigs possuem estrelas. E o Suns? Os melhores são Dragic e Gortat.”

Na próxima temporada o Suns precisa ter uma estrela, para trazer de volta os torcedores e também para criar uma equipe ao redor desse jogador. Infelizmente, para conseguir tal feito o Suns precisa perder.

Aos que não gostam de comparar basquete com futebol americano, naquele mesmo ano em que os Eagles deixaram Simpson escapar, o Suns perdeu a primeira escolha para os Bucks, que selecionaram simplesmente Kareem Abdul-Jabar. E ao Suns sobrou Neal Walk. Alguém o conhece?


 Então torcedores, concordam?

.............................................................................................................................