A casa brasileira do Phoenix Suns!


Os melhores momentos de Steve Nash no Phoenix Suns



Na próxima quarta-feira acontecerá o jogo mais aguardado da temporada, pelo menos para alguns torcedores do Suns. Será o retorno de Steve Nash ao US Airways Center, o lugar onde ele fez jogadas geniais e sempre foi ovacionado. Separamos então os melhores momentos do armador com a camisa do Suns.


O início

Nash foi selecionado pelo Suns em 1996, na 15ª escolha do draft. Após o anúncio do nome do jogador até então desconhecido, muito torcedores vaiaram. Ele mesmo disse na época que teria vaiado se estivesse no lugar do torcedor e que iria fazer de tudo para mudar a opinião deles. 

Sem espaços na equipe durante o primeiro ano, por causa dos grandes jogadores que já atuavam na mesma posição (Kevin Johnson e Jason Kidd), Nash foi trocado com o Dallas Mavericks em 1998. Mas ele logo haveria de retornar.



O Retorno

Com um alto valor no salary cap, o Suns conseguiu contratar Nash na free agency. Ao lado do explosivo Stoudemire, Shawn Marion e Joe Johnson, o canadense foi  líder de uma excelente equipe.


Run and Gun

Após anos com defesas fortes e pontuação baixa prevalencedo na NBA, o técnico Mike D’Antoni reinventou o basquete com um esquema táctico diferenciado. Liderados por Nash, o Suns teve média de 110 pontos por jogo.
O canadense foi eleito MVP daquela temporada com 15.5 pontos e 11. 5 assistências, superando o pivô Shaquille O’Neal. Na temporada seguinte, o canadense voltou a ser MVP, após conseguir a difícil marca de 50-40-90 (aproveitamento de quadra, três pontos e lance livre, respectivamente).





O nariz quebrado

Foram muitas as partidas em que Steve Nash ficou sangrando, mas nenhuma delas foi tão marcante quanto nos playoffs em 2007 contra o rival Spurs, após colidir com Tony Parker. O canadense acabou quebrando o nariz e ficando de fora dos segundos finais da partida, que foi vencida pelo oponente.





Recorde de assistências

Nash conseguiu a maior marca na carreira em assistências contra os Lakers, nos playoffs de 2007. Ele terminou a partida vencida pelo Suns com 23 assistências, maior marca em playoffs na história da liga. Todas as assistências pdoem ser vistas aqui.


A redenção em San Antonio

Em 2010, mais uma vez contra os Spurs, Nash voltou a se contundir em uma partida. Dessa vez foi após levar uma cotovelada de Tim Duncan, acabou cortando o supercílio. Mas o canadense conseguiu voltar para à partida e mesmo com um olho fechado por causa dos seis pontos que levou, liderou o Suns, que venceu o jogo 4 e varreu o rival dos playoffs. 






A idade é apenas um número

Em 2012, com 38 anos, Nash conseguiu vários recordes. Tornou-se o jogador mais velho, ao lado de Michael Jordan, Kareen Abdul Jabbar e Karl Malone a ser selecionado para o All Star Game.

Ele também entrou para o Top5 em assistências na história da NBA e se tornou o jogador do Suns com mais assistências, ultrapassando Kevin Johnson.


We want Steve

Na última partida da temporada de 2012, os torcedores do Suns percebendo que aquele poderia ser o último jogo do canadense pela equipe, pediram pela volta do canadense à quadra. O jogador retornou e fez a alegria da galera.





Após tantos momentos e jogadas fantásticas com o Suns, Nash voltará ao Arizona para enfrentar a equipe que defendeu durante anos. Muitos torcedores não aceitaram a sua saída e principalmente por ter ido jogar nama equipe rival, mas nada disso apagará o que Nash fez pelo Suns e por tudo citado acima, Nash merece o respeito e ser ovacionado pelos fãs do Suns. Welcome back Steve!

.............................................................................................................................