A casa brasileira do Phoenix Suns!


A franquia mais "família" da NBA




Com a manutenção de Luke Zeller no elenco, o Phoenix Suns mais uma vez opta por ter um jogador com irmão na NBA. Em poucos anos, esse foi o quinto jogador com irmão que também é jogador de basquete. 

Parece que o Suns realmente acredita que atletas podem ser melhores se tiverem um irmão jogando o mesmo esporte e no mesmo período de tempo.

O SunsBR relembra os "irmãos jogadores" que passaram pela franquia.



A Família Van Arsdale

A história do Suns com irmãos começou há muito tempo, na década de 60. Após 3 anos em New York, Dick chegou ao Suns para expandir a franquia enquanto o seu irmão Tom esteve em diversas equipes da NBA. Ambos foram 3 vezes para o All Star Game e estiveram na seleção dos melhores calouros da temporada 66.

Em 1976-77, eles finalmente tiveram a oportunidade de jogarem juntos, no Phoenix Suns. A única vez na história em que o Suns teve dois irmãos no elenco.

Dick esteve por muito tempo com o Suns, seja como técnico, manager ou comentarista. Recentemente ele teve um derrame e está em recuperação. Já o seu irmão Tom segue morando em Phoenix e eles ainda são muito parecidos.

Família Lopez

Assim como os irmãos Morris, os dois Lopez são bem parecidos. Eles jogaram juntos na faculdade (Stanford) e também foram escolhidos na primeira rodada do mesmo draft, o de 2008. Brook foi a 10ª escolha para os Nets, enquanto Robin foi a 15ª.

Enquanto o seu irmão se destacava em New Jersey, Robin Lopez nunca conseguiu se acertar no Suns. Sempre foi um jogador inconsistente, e que acabou sendo trocado para os Hornets.


A Família Griffin


Em 2009, o Suns escolheu Taylor Griffin na segunda rodada do draft. 

Mais uma vez, foi apostando que o jogador poderia ser bom como o irmão escolhido antes. O irmão no caso, trata-se de Blake Griffin, primeira escolha do draft e uma das estrelas da Liga hoje.

Taylor não se firmou no Suns, já que era pesado demais para jogar no perímetro e baixo demais para jogar no garrafão.



A Família Collins

Os gêmeos Jason e Jarron Collins jogaram juntos na Universidade de Stanford (assim como os irmãos Lopez) e também participaram do mesmo draft, sendo escolhidos na primeira rodada.

Eles nunca se tornaram grandes jogadores, mas foram  defensores  importantes para as rotações.

Pelo Suns, Jarron entrou na equipe em 2010 para substituir Robin Lopez. Naquela temporada, a franquia teve um espetacular desempenho chegando até às finais de Conferência. Na época, os torcedores do Suns costumavam dizer:

“Nós somos tão bons que vencemos com Jarron Collins de titular.”



 Família Morris

No seu elenco, o Suns conta com Markieff Morris, irmão gêmeo de Marcus, que jogou nos Rockets.  Ambos começaram no Kansas e foram selecionados na primeira rodada do draft do ano passado.

Apesar de serem gêmeos, a forma de jogar deles é difenrente. Markieff é ala-pivô, enquanto Marcus é ala. Na universidade, o jogador do Suns era mais defensivo, enquando o dos Rockets é era mais ofensivo.

Na NBA, Markieff tem se dado bem e conseguido muitos minutos no Suns. Já Marcus, pouco atuou na temporada passada. Dessa vez, parece que escolhemos o irmão certo.



A Família Zeller        
                              
Luke Zeller é o mais velho de três irmãos, que variam a idade entre 19 e 25 anos. O irmão do meio, Tyler, foi escolhido no draft deste ano, pelo o Cleveland Cavaliers, enquanto o mais novo, Cody Zeller, está cotado para ser Top 5 no próximo draft.

Os três freqüentaram os mesmos colégios, tendo bom desempenho acadêmico e grandes destaques no basquete. Eles foram Mr.Indiana Basketball (Luke em 2005, Tyler em 2008 e Cody em 2011) e McDonald’s All American.

Luke é o mais extrovertido dos três: “Ele poderia ser o prefeito da cidade”, é o que fala sua mãe, neste interessante artigo sobre os irmãos.




.............................................................................................................................